Seta Notícias

COMUNICADO

Mercado nacional abastecido de medicamentos usados para o tratamento da conjuntivite. 

 

A EMPROFAC– Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, S.A.R.L., com sede na Cidade da Praia, em decorrência do surto da conjuntivite que tem registado em Cabo Verde, com especial foco na cidade da Praia, ciente da situação relatada, comunica que o mercado nacional se encontra abastecido de medicamentos usados para o tratamento da conjuntivite. 

Destaca-se da lista dos medicamentos:

  • Dexametasona+Gentamicina (1+3mg/ml) Colírio – DEXAMYTREX;
  • Dexametasona+Gentamicina (0.3+3mg/g)3g Pomada oftálmica -DEXAMYTREX;
  • Gentamicina 3mg/ml 5ml Colírio - GENTOCIL;
  • Gentamicina 3mg/g 3.5g, Pomada oftálmica - GENTOCIL;
  • Cloreto de Sódio (soro fisiológico);
  • Hidroxicelulose 2,5mg/ml Solução oftálmica - HIDROCIL FILAC;
  • Cloranfenicol 8mg/ml (0.8%) 5ml Colírio CLOROCIL;
  • Cloranfenicol 10mg/g 5g Pomada oftálmica CLOROCIL.

TodoS disponíveis em Cabo Verde.

Ademais, a EMPROFAC realça, ainda, que todas as medidas para o reforço do mercado nacional já foram tomadas de forma a garantir o abastecimento contínuo do mercado.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, ou seja, a parte superficial dos olhos, decorrente do contato com vírus, bactérias ou, também, de alguma alergia. Os primeiros sintomas e sinais são a vermelhidão na parte branca dos olhos, a comichão, sensibilidade à luz, inchaço das pálpebras, lacrimejamento e coceira.

Trata-se de uma doença propícia desta época de chuva, sujeita a disseminação, pelo que a EMPROFAC apela a cuidados de higiene, como o lavar as mãos com frequência ou desinfetá-las com álcool 70%, evitar mexer nos olhos e aglomerações, sem necessidade de isolamento.

EMPROFAC recebe visita do Grupo Sousa

A EMPROFAC recebeu ontem a visita da equipa do Grupo Sousa (transitário português), composta por Antonio Dias – CEO do Grupo, Antonio Ferreira, Diretor da Delegação da Marmod no Porto (Portugal) e Paulo Sequeira, Diretor Geral.

Nesta visita de rotina que fazem anualmente, a equipa esteve reunida com o novo Conselho de Administração da EMPROFAC e com Miguel Silva, Diretor de Compras e Logística da EMPROFAC.

Foi feito um balanço das dificuldades que a empresa vem enfrentando, principalmente com limitações nos transportes aéreos, mais concretamente nas ligações com a Europa, bem como das dificuldades sentidas no processo de levantamento das encomendas.

Foi lhes transmitido que para o ano de 2022, a EMPROFAC pretende lançar um concurso para a contratação de um transitário para prestação de serviços de transporte de cargas. Concurso esse enquadrado nos preceitos do Código de Contratação Pública, cumprindo igualmente com todos os requisitos técnicos de armazenamento e transporte de medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como o controlo de temperatura, humidade, etc.

 

FORMAÇÃO | MiniCurso em Segurança e Saúde Ocupacional em tempos de Covid-19

Quatro colaboradores da EMPROFAC que formam o Gabinete de Gestão de Crise, criado em meados de 2020 após o surgimento do novo corona vírus, participaram num MiniCurso em Segurança Ocupacional em tempos de Covid-19, ministrado por João de Carvalho, Presidente do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO).

O objetivo deste minicurso é reciclar e promover o desenvolvimento dos conhecimentos necessários sobre a segurança, higiene e saúde ocupacional em tempo de Covid -19, suportada em atitudes pró-ativas e com carácter preventiva, tendo em vista uma efetiva melhoria na identificação e eliminação dos riscos profissionais, suscetíveis de provocarem acidentes, doenças do trabalho ou perdas patrimoniais.

Esta ação de capacitação que decorreu através da plataforma digital Google Meet nos dias 24, 25 e 26 de agosto, teve uma duração de 10horas, e, foi especialmente pensada e direcionada aos quadros da administração pública, empresas públicas e privadas, aos operacionais e chefias intermédias.

Segundo informação partilhada pelo ISSO, os dados estatísticos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmam que cerca de 270 milhões de trabalhadores são afetados por lesões graves, não mortais e 160 milhões de trabalhadores sofrem de doenças de curta ou de longa duração em virtudes de fatores relacionados com a vida laboral.

Em Cabo Verde, o sector laboral vem vitimando os seus trabalhadores pelo que urge o envolvimento de todos no processo de tomada de consciência pela necessidade de se promover cada vez mais, uma cultura de prevenção e segurança do trabalho, visando a eliminação dos acidentes e ou doenças do trabalho.

O Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO) identifica-se e posiciona-se como o parceiro estratégico nesta caminhada para promoção da cultura de prevenção e segurança no trabalho, com foco na proteção patrimonial e no aumento da produtividade.

Esta formação enquadra-se no Plano de Formação da empresa para 2021. Vários outros colaboradores da EMPROFAC, sobretudo aqueles afetos à área de logística, já tiveram formações em Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho em anos anteriores.

 

Estatística:

  • Cabo Verde registou em 2019, 238 acidentes de trabalho, dos quais 5 fatais. Comparativamente a 2018, são menos 157 acidentes e menos uma morte.
  • A maioria dos casos aconteceu nos sectores da indústria, construção civil e serviços.
  • Dos casos fatais, 50% ocorreram por queda em altura, 80% no setor da Construção Civil e 60% ocorreram na ilha de Santiago e 40% em S. Vicente. 

Fonte: Inspeção Geral do Trabalho (IGT),

AGENDA DE TRABALHOS | Plano de Negócios 2021-2024

Teve lugar na Sede da EMPROFAC uma reunião com todas as chefias da empresa para se iniciar os trabalhos de elaboração do Plano de Negócios da EMPROFAC para o horizonte 2021-2024.

A reunião, convocada pelo novo Conselho de Administração, contou com a presença do Assessor do CA, de todos os Diretores de Serviço (Comercial, Direção Técnica, Logística e Compras, Financeiro e Direção Regional de Barlavento), Chefes de Departamento (RH, Compras e Financeiro). Contou ainda com a participação da Unidade de Marketing & Comunicação (UMKC), Unidade de Sistemas de Informação (USI) e de alguns colaboradores da Direção Regional de Barlavento afetos ao Departamento Comercial e Gestão de Clientes que participaram remotamente através de sistema de videoconferência.

O encontro baseou-se no modelo “brainstorming” onde todos os participantes foram convidados a expressar a sua visão da empresa e trazer para discussão propostas de melhorias, na sua área e/ou noutras áreas, com impacto na eficiência, eficácia e rentabilidade da empresa.

Durante o encontro estiveram em discussão, entre outros assuntos, a necessidade de priorização de algumas atividades, a rentabilidade da empresa, a margem de contribuição, a gestão de inventários, a gestão de stock, a estratégia de negócio para as diferentes famílias de produtos, a necessidade de se conhecer melhor o mercado, conhecendo a concorrência e aprofundando o conhecimento sobre os clientes e fazer a sua segmentação. Foram abordados ainda assuntos relacionados com o relacionamento com os diferentes stakeholders, políticas de RH’s, comunicação interna e externa, a satisfação dos clientes, inovação, formação dos colaboradores, benchmarking, a importância do marketing digital, etc.

A metodologia adotada durante o encontro (brainstormimng) procurou promover o diálogo, a participação e o engajamento de todas as áreas da empresa.

Uma reunião muito produtiva que marca assim o início de trabalho para o “desenho” da estratégia de negócio da empresa para os próximos três anos. 

COLABORADORES| Caminhada no interior de Santiago

Desde 2019 que não realizávamos uma boa caminhada...
Em 2020 a pandemia não permitiu, infelizmente. Por isso, no passado sábado, dia 24/07 voltamos às trilhas de Santiago, numa maravilhosa caminhada com partida da Serra Malagueta em direção à Barragem Principal.
As caminhadas são um momento importante e muito apreciada pelos nossos colaboradores. Com esse tipo de ações a EMPROFAC almeja fomentar o hábito de desporto e o gosto pela natureza nos seus colaboradores, para além de ser uma ótima oportunidade de convívio, confraternização e reforço do espírito de equipa (team building).
Um especial OBRIGADO a todos os colaboradores que participaram nesta caminhada e à Rural Tours pela excelente organização e dinamização!!

FORMAÇÃO ONLINE | Autovigilância da Diabetes: O papel da Farmácia

A EMPROFAC e a ASCENSIA realizaram no passado dia 22 uma formação online, via a plataforma Teams, sob o tema "Autovigilância da Diabetes: o papel da Farmácia".
Esta formação foi dada pela Enfermeira Ana Matilde Cabral, especialista em Diabetes, e foi dirigida às farmácias de Cabo Verde, tendo contado com a adesão em massa dos técnicos e farmacêuticos das farmácias comunitárias.
Durante esta formação, que durou 2horas, para além de uma abordagem geral da Diabetes e da importância da autovigilância, foram ainda abordados os critérios de exatidão dos sistemas de monitorização das glicemias capilares, e foram apresentadas as soluções da ASCENSIA pela Dr.ª Susana Gomes, Country Manager da ASCENSIA Portugal. No final da formação, os participantes puderam ainda assistir em direto, o manuseamento do equipamento CONTOUR®NEXT, que garante um elevado nível de exatidão, e vem equipado com tecnologias de ponta como é o caso do Second Chance (segunda-chance, ou seja, a possibilidade de se adicionar mais sangue caso a primeira recolha seja insuficiente, evitando assim desperdício de tiras) e o Smart Light (código de cores que facilita a leitura de resultados pelos utilizadores).
A ASCENSIA| Diabetes Care (https://www.diabetes.ascensia.pt/) é responsável pelas tiras e aparelhos de medição da marca CONTOUR®NEXT, disponíveis nas farmácias de Cabo Verde, através da EMPROFAC.
 
Veja a notícia na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/emprofac

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO | Apresentação

 

"É com enorme sentido de responsabilidade e honestidade que abraçamos este novo desafio." - Conselho de Administração da EMPROFAC para o triénio 2021-2024.

Profissionalismo, transparência, proximidade, disponibilidade, integridade e ética são alguns dos valores defendidos pela nova equipa de gestão da EMPROFAC que tomou posse no dia 22 de junho, sendo composta por João Lima Spencer (Presidente do Conselho de Administração), Sara Pereira e Evelyze Semedo (Administradoras Executivas).

O novo Conselho de Administração da EMPROFAC já realizou visitas aos clientes do interior de Santiago, tendo visitado as nove farmácias do interior da ilha, bem como o Hospital Regional Santiago Norte (HRSN). Estas visitas estão enquadradas no processo de apresentação do novo CA aos clientes da empresa e foi acompanhada por Esmeraldo Gomes, Diretor Comercial e Gestão de Clientes. Estão em curso as visitas aos clientes da Praia e estão agendadas para a próxima semana visitas aos clientes de Mindelo.
 
Conheça o novo CA em: https://www.facebook.com/emprofac
Veja as fotos das visitas aos clientes em:
 

EMPROFAC comemora 42 anos de existência

À semelhança do ano passado, ainda em "clima de pandemia", a EMPROFAC celebra mais um aniversário! Já são 42 anos de história... 42 anos ao serviço da saúde!

A empresa e seus colaboradores gostariam de, neste dia, agradecer a todos os seus Clientes, Parceiros e Amigos, pela confiança de sempre e por abraçarem esta missão tão nobre que é cuidar da saúde dos cabo-verdianos!

EMPROFAC e Associação Colmeia renovam Protocolo de Cooperação

A EMPROFAC e a Associação Colmeia renovaram hoje o Protocolo de Cooperação para apoiar a continuidade do Projeto «Assistência técnica na vertente Habilitação, Reabilitação e Ação Social», cujo público alco são crianças, adolescentes e jovens com deficiência física e ou intelectual e suas famílias.
A «Associação Colmeia- Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais» é uma associação sem fins lucrativos que procura atender, acompanhar e melhorar a resposta aos desafios e às necessidades de crianças, adolescentes e jovens com deficiência física e ou intelectual e suas famílias, considerando a situação de extrema pobreza que assola muitas dessas famílias.
Constitui prioridade da Colmeia zelar pelo bem-estar dessas famílias, minimizando as suas carências básicas, orientar os adolescentes e jovens para o despiste vocacional, formação profissional adequada, com vista a uma melhor inserção social e entrada no mercado de trabalho, empoderar as famílias, pais e/ou encarregados de educação dessas crianças, adolescentes e jovens com formação que lhes permita ter um rendimento e lhes ajude na melhoria da qualidade de vida.
No quadro da sua Responsabilidade Social, a EMPROFAC orgulha-se da renovação desta parceria com a Colmeia, representada pela Presidente da associação, Isabel Moniz.

Feliz Natal e um ano novinho em folha por favor!

QUE ANO…!

Este é, provavelmente, o sentimento partilhado por todos em relação ao ano 2020, que está prestes a acabar (graças a Deus!).

Um ano de desafios, de muitas incertezas e de luta contra um inimigo comum! O Covid-19 fez estremecer todos os habitantes do planeta, de Norte a Sul e de Este a Oeste. O mundo não via algo assim provavelmente, desde a II Guerra Mundial!

Para além dos efeitos nefastos da doença em si, a pandemia provocada pelo novo Corona Vírus trouxe um manto de prejuízos financeiros a uma escala global, fez aumentar o desemprego, desestabilizou negócios, empresas e famílias, arrasou por completo o setor do turismo e da aviação, agravou os efeitos de doenças mentais, fez aumentar a taxa de violência doméstica e a lista continua…

A pandemia obrigou-nos a reinventarmos e adaptarmo-nos a um “novo normal”. Entre usar máscaras e álcool gel, ficar mais em casa, evitar convívios e aglomerações, etc., muitas regras e limitações nos foram impostas, e infelizmente, é essa a realidade que continuamos a encarar. Mas fomos nos adaptando. Porquê? Porque somos resilientes.

É Natal! Não queremos trazer pensamentos e sentimentos negativos, nem tão pouco estar a repetir aquilo que passámos os últimos meses a ouvir. O ano já foi suficientemente caótico e “carregado”, por isso, queremos (tentar) inverter esse clima triste, (tentar) tornar as coisas mais leves e mais alegres, pelo menos nesta época.

É nesse espírito que lançamos a nossa Campanha de Natal. Uma campanha inusitada para uma empresa como a Emprofac, que sempre apostou em comunicações mais contidas e formais. Mas, neste ano de mudanças, desejamos fazer diferente. Apostamos numa campanha mais humana, num tom alegre, arrojado e com uma pitada de humor para desanuviar.  

A campanha irá lançar diariamente frases ou sentimentos que poderão ocorrer a qualquer um de nós, respondendo à pergunta “Quem é você neste Natal?”. É aquele que acha que “É o fim do mundo!” ou é aquele que acha que Vai ficar tudo bem!”? Essas são algumas das frases que farão parte da campanha.

O certo é que queremos transmitir ao público que estamos todos assim, com esta mistura de sentimentos entre nostalgia, que normalmente nos invade a alma nesta altura do ano, e um sentimento de culpa e de pesar, questionando se de facto deveríamos estar a comemorar e a celebrar, sabendo que há ainda várias restrições vigentes. O certo é que queremos que o nosso público se reveja nesta campanha.

E a resposta que queremos dar a essas dúvidas é: devemos sim comemorar! Se há coisa que aprendemos este ano é que a vida é demasiado curta e incerta para não darmos importância às pequenas alegrias. Mas, não poderemos esquecer que a luta contra o Covid-19 ainda não terminou. E por esta razão é preciso que todos tenham o entendimento que devemos celebrar sim o Natal, mas de uma forma consciente e sem pôr em risco as outras pessoas. E é por isso que a campanha converge na frase: “Neste Natal, não importa quem seja, desde que celebre com muita prudência!

Também queremos transmitir esperança e mostrar que estamos todos desejosos para que dias melhores venham. Para já, ficaremos felizes com um ano novinho em folha por favor!

A campanha será integrada e partilhada em vários meios como o Facebook, Instagram e website da empresa.

Siga-nos no Facebook e no Instagram para não perder nada.

 

Facebook: https://www.facebook.com/emprofac

Instagram: emprofac_cabo_verde