Seta Notícias

EMPROFAC beneficia Natal aos mais carenciados do bairro do Tira-Chapéu

A EMPROFAC apoiou o Grupo Juvenil Jovens Unidos, na organização da Festa de Natal às pessoas mais carenciadas do bairro do Tira-Chapéu

O Grupo Juvenil Jovens Unidos, com a missão de proporcionar dias alegres às pessoas (jovens e idosos) mais carenciadas do bairro do Tira-Chapéu, organizou a festa de Natal deste bairro no Largo da Capela do Tira-Chapéu. As atividades deste dia especial, contaram com um lanche, atividades lúdicas e ofertas de cestas básicas aos idosos.

A Emprofac beneficiou esta instituição no Natal de 2019, principalmente por ser o bairro onde está instalada a sua Sede, e querer contribuir para o bem-estar de todos durante a época festiva.

EMPROFAC oferece viatura ao Hospital Agostinho Neto

No dia 20 de dezembro, a EMPROFAC entregou ao Hospital Agostinho Neto uma viatura usada, de modelo Volkswagen Caddy,.

A EMPROFAC proporcionou este apoio ao Hospital Agostinho Neto, no âmbito das boas relações existentes entre estas duas instituições.

A viatura servirá para transporte de doentes dentro do Hospital.

 Para além da viatura foram oferecidos produtos na Sala de Parto a 40 crianças identificadas, o Kit 1º Bebé do Ano, Kit para mãe dos trigémeos e outros produtos para a ala de Pediatria.

Emprofac apoia Centro de Acolhimento Irmãos Unidos em São Vicente

No âmbito da sua Responsabilidade Social, a Emprofac tem vindo a apoiar várias instituições filantrópicas e associações carentes por todos os cantos do país. Aproveitando a quadra festiva, a Emprofac atribuiu um cheque no valor de 50.000 CVE para o Centro de Acolhimento Irmãos Unidos na zona periférica de Chã de Alecrim. É um projeto recente que visa consolidar-se como uma instituição de referência no domínio acolhimento, formação para cidadania e apoio à reinserção familiar e social de crianças em situação de risco a nível de São Vicente. Na Cidade do Mindelo, foram  identificadas de 2018 até agora, 44 crianças em situação de rua decorrentes do abandono parental, da pobreza, violência sexual e abuso de menores e a prostituição infantil, etc. O Centro de Acolhimento Irmãos Unidos em parceria com diversas instituições, têm trabalhado no sentido de minimizar esse problema, com as melhorias tímidas pelo grande número de crianças em situação de vulnerabilidade.

Este centro acolhe de momento um total de 10 indivíduos, entre crianças e adolescentes dos 13 aos 17 anos de idade e 1 jovens com 19 anos. Todos os integrantes do centro frequentam a escola e são acolhidos até atingirem a idade adulta, beneficiando de formação profissional para que sirvam de modelo a outros adolescentes! A Emprofac aproveita o ensejo para desejar a toda Equipa do Centro de Acolhimento Irmãos Unidos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Emprofac recebe visita de S.E. o Secretário de Estado para Saúde Pública de Angola.

Recebemos no dia 19 de dezembro, a visita do Secretário de Estado Para a Saúde Pública de Angola, Dr. Franco Mufinda, que esteve acompanhado do Diretor Nacional da Saúde, Dr. Artur Correia.

A visita permitiu que a equipa de Angola, conhecesse in loco a Emprofac em toda a sua estrutura física, passando pelos seus mecanismos de chegada, conservação e distribuição dos produtos. O governante angolano destacou a excelência das instalações logísticas e afirmou que Cabo Verde pode assim contribuir com o seu know-how no domínio que possui na matéria.

 

Bolsa de estudo atribuída pela EMPROFAC

EMPROFAC atribui Bolsa de estudo a uma aluna do 1º ano do curso de Ciências Farmacêuticas. Para além do valor das propinas mensais, será ainda atribuído um valor simbólico que irá contribuir com as despesas mensais para transporte, alimentação e materiais escolares.

 

A atribuição da bolsa de estudo foi no âmbito do protocolo da EMPROFAC com a universidade de Piaget. A seleção foi feita pela universidade mediante a combinação de dois critérios:  melhor nota e aluno mais carenciado.

 

A EMPROFAC, no âmbito da sua Responsabilidade Social, intenciona atribuir uma (1) bolsa por ano, sempre na área da saúde.

CANSAÇO E FADIGA MUSCULAR

O cansaço e a fadiga são conceitos empregues atualmente para descrever um estado generalizado e permanente de fraqueza e falta de energia. Embora aplicados com o mesmo sentido, estas duas palavras têm aplicações diferentes. O CANSAÇO está relacionado com o estilo de vida e ocorre de forma proporcional ao esforço físico e mental diários. A FADIGA é um sintoma cuja intensidade é desproporcional ao esforço realizado, e a sensação de cansaço é muito superior ao espectável. Em qualquer uma das situações, começar e manter uma atividade torna-se uma tarefa difícil e sente-se uma forte necessidade em descansar.

FADIGA MUSCULAR é um cansaço físico acentuado, muito comum depois da prática de exercícios intensos e que exigem um esforço maior do que aquele que o organismo está habituado. Nestas ocasiões em que o esforço é maior do que o normal, simples atividades como caminhar ou pegar em objetos, provocam uma sensação de exaustão física. É essencial estar atento aos principais sinais de cansaço e fadiga muscular, tais como, contraturas, cãibras, tremores e espasmos nas pálpebras, insónias, ansiedade e perda de apetite.

Na origem do cansaço e da fadiga muscular poderá estar uma má alimentação, o stress, sono insuficiente e o sedentarismo. Por outro lado, também o exercício físico praticado de forma intensa poderá provocar queixas musculares. Os DESPORTISTAS, que praticam exercício de forma regular, geram uma maior perda de vitaminas e minerais, que produz uma redução na resistência e adaptação ao esforço. Neste sentido e para melhorar o trabalho muscular, é importante aumentar o consumo de CÁLCIOPOTÁSSIOMAGNÉSIO e VITAMINA D, elementos essenciais na dieta de um desportista, que permitem uma correta contração e relaxamento musculares, e que ajudam a evitar cãibras, a aliviar as dores e a prevenir lesões.

MAGNÉSIO intervém como cofator de várias enzimas, em mais de 300 reações metabólicas desempenhando um papel essencial para a formação dos ossos e dentes e para o normal funcionamento do sistema nervoso, muscular e saúde mental. Este mineral é importante na regulação dos níveis de açúcar, de cálcio e potássio no organismo, e na síntese de ATP, uma molécula utilizada como fonte de energia, nomeadamente na prática de atividade física. Para melhorar a eficácia do magnésio deverá associar-se a VITAMINA B6, uma que vez que melhora a absorção daquele mineral e dessa forma o desempenho e relaxamento musculares.

Na literatura científica vários estudos têm vindo a demonstrar a contribuição positiva da VITAMINA D no fortalecimento muscular. Existem vários tipos de vitamina D, sendo que as duas formas mais importantes são a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol). A vitamina D3, que é mais eficaz do que a vitamina D2, é a forma que é sintetizada na pele quando nos expomos a uma quantidade razoável de luz solar. Essa exposição solar só é eficaz quando o sol está elevado o que só acontece durante o período de Verão e, portanto, só nessa época do ano será possível produzir níveis suficientes da vitamina D. O papel mais conhecido desta vitamina é na saúde óssea pela sua ação fundamental no equilíbrio do cálcio e do fósforo. É igualmente muito importante na manutenção da função neuromuscular. A descoberta de recetores da vitamina D no tecido muscular vieram demonstrar a sua importância no normal desenvolvimento do músculo e na otimização da força e performance muscular. O défice de vitamina D está associado a dor muscular, fraqueza e redução do controlo postural, com consequente aumento do risco de quedas.

A má alimentação dos dias de hoje motivada pelo consumo de alimentos nutricionalmente pobres e associada ao stress do dia-a-dia, fazem com que vitaminas e minerais muitas vezes não sejam ingeridos em quantidades suficientes. Nestes casos, recomenda-se a suplementação para reverter essa carência.

Olhe por si, olhe pela sua saúde e ESCOLHA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!

FLORA INTESTINAL, PRÉ E PROBIÓTICOS

" A microbiota intestinal, ou flora intestinal, como é mais comummente conhecida, é constituída por um conjunto de microrganismos presentes no intestino do ser humano, onde mantém com ele uma relação com benefício mútuo, designada por SIMBIOSE.

A flora bacteriana começa a formar-se logo após o nascimento, adquirindo uma composição estável na idade adulta. Ao longo da nossa vida a microbiota é influenciada por diversos fatores como, desde logo, a colonização materna, a alimentação, a exposição ambiental e o uso de antibióticos. Qualquer um destes fatores pode precipitar um desequilíbrio da flora intestinal, designada por DISBIOSE, conduzindo a uma diminuição na diversidade bacteriana, o que tem vindo a estar relacionado com o aparecimento de várias doenças.

A relação entre a microbiota intestinal e a saúde do Homem, tem despertado um interesse cada vez maior no estudo e adoção de medidas de prevenção e tratamento de diversas doenças, baseadas na reposição e manutenção da flora intestinal, através do aumento da ingestão de prebióticos e probióticos.

Os PREBIÓTICOS são fibras (hidratos de carbono não digeríveis) que servem de alimento à flora intestinal e aos probióticos ingeridos, exercendo um efeito fisiológico benéfico para a saúde e bem-estar do organismo, uma vez que, estimulam de forma seletiva o crescimento e a atividade desses microrganismos.

Os PROBIÓTICOS são conhecidos como as bactérias “boas” que conferem um bom efeito à saúde do ser humano. Os probióticos são microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades adequadas enriquecem a flora já existente no intestino, protegendo o organismo contra as bactérias patogénicas. Os géneros bacterianos Lactobacillus e Bifidobacterium, e a levedura Saccharomyces são os probióticos mais conhecidos.

A saúde intestinal é essencial para o bem-estar geral do nosso organismo. O intestino é responsável por diversas funções vitais muito importantes que incluem não só a digestão, mas também a absorção de nutrientes e a defesa do organismo. Uma dieta rica em fibras e baixo teor de gorduras, exercício físico e a diminuição do consumo de álcool e tabaco, são medidas que promovem essa salubridade.

Também o consumo de SIMBIÓTICOS, suplementos que misturam prebióticos com probióticos, permite um reforço adequado da flora bacteriana, ajudando a melhorar a função intestinal. Este tipo de produtos têm uma utilização com grande sucesso ao nível da prevenção e tratamento da diarreia, obstipação e trânsito intestinal desregulado.

Há ainda muita investigação a decorrer nesta área, mas as evidências apontam para o enorme potencial dos simbióticos na prevenção de várias doenças intestinais e no reforço do sistema imunitário, melhorando a capacidade que o organismo tem de se defender de possíveis infeções.

Olhe por si, olhe pela sua saúde e ESCOLHA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL! "

 
Artigo produzido por Dra. Anabela Claro, Farmacêutica, Velvetmed

Emprofac faz balanço do ano no encontro com clientes de Sotavento

A Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos (Emprofac), realizou ontem, 16 de Dezembro, o seu tradicional Encontro anual com os clientes de Sotavento, oportunidade se em que são identificados os pontos críticos e se perspetivam melhorias de parte-a-parte para 2020.

“O balanço da atividade comercial em 2019”, “O abastecimento de Medicamentos em Cabo Verde” e a “Cadeia logística da Emprofac” foram os temas apresentados e discutidos neste encontro, que contou com presença dos seus clientes privados  e público (farmácias, clínicas e hospitais de Sotavento).

No que tangue ao abastecimento de medicamentos, o Presidente do Conselho de Administração da Emprofac, Fernando Gil Évora, avança que tem havido recurso a outros mercados, nomeadamente os da Itália, da Bélgica e do vizinho Senegal, uma forma de diversificar as fontes de abastecimento e reduzir a dependencia do mercado português.

Acrescenta ainda que no segundo trimestre de 2019 registaram-se alguns constrangimentos que impeliram a empresa a recorrer à aquisição de  alguns medicamentos com rotulagem e o folheto de informação em língua estrangeira,  mas que, obtida a necessaria autorização da ERIS – Entidade Reguladora Independente da Saúde, foi feita a tradução para português e disponibilizados ao mercado.

As indisponibilidades  de alguns medicamentos registados, determinaram a definição e adopção de planos de  mitigação.

Maria Helena Santos, diretora da Farmácia Santa Isabel, a indisponibilidade de vários medicamentos, principalmente os fármacos de tratamento às chamadas doenças crónicas, classifica 2019 como um mau ano para as farmácias. É de opinião que, estando  sistema ainda “preso”  a um modelo bastante antigo de monopólio do mercado, se “um falhar todos também falham em simultâneo”.

O encontro anual com os clientes de Sotavento foi realizado num dos hotéis da capital cabo-verdiana, Praia.

A Emprofac dispõe de dois armazéns, um na Praia e outro no Mindelo, o que lhe permite garantir a cobertura dos mercados das duas regiões geográficas de Cabo Verde – Sotavento e Barlavento.

Nesta época seja a melhor versão de si próprio

Dezembro é sinónimo de Natal, de festas, de partilha, de alegria e de renovações…

É neste mês que, ao depararmos com o final de mais um ano, é feita a promessa, o desejo, o voto de que sejamos sempre pessoas melhores!

Por isso, nesta época, seja a melhor versão de si próprio. E que essa versão perdure o ano todo!

É este o nosso lema para o Natal.

 

Todos os anos, por ocasião do Natal, a empresa organiza um lanche às crianças, filhos dos colaboradores. É um momento muito especial para os colaboradores pois os seus filhos têm oportunidade de brincar uns com os outros, e muito aguardado pelas crianças porque a diversão é garantida!

Este ano, o lanche com os filhos dos colaboradores da Sede teve lugar no pátio da EMPROFAC no passado dia 14 de dezembro e contou com a presença de mais de trinta crianças e encarregados de educação. A animação foi garantida pelos insufláveis (pula-pula), pelos animadores que entretiveram as crianças com jogos, pinturas, manipulação de balões e outras brincadeiras. No final do lanche, como já é habitual, o Pai Natal fez a distribuição dos presentes às criancinhas.

Os colaboradores da EMPROFAC desejam a todos um Santo Natal e um Ano Novo cheio de Saúde!

Emprofac recebe visita dos Membros dos Estados Insulares em Desenvolvimento

No primeiro dia de atividades da Conferência dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), houve uma visita às instalações da sede da Emprofac de forma a conhecer in loco o trabalho desenvolvido. 

Com enorme prazer recebemos Sua Excelência, Ministro da Saúde de Cabo-Verde Dr. Arlindo do Rosário, os membros dos SIDS  da região Africana  que são eles Cabo Verde, Camarões, São Tomé e Príncipe, ilhas Maurícias e Seychelles, e a Diretora Regional da OMS para a África.