Seta Notícias

Campanha de Rastreio para empresas vizinhas conta com forte adesão dos colaboradores

Enquadrada na responsabilidade social da empresa e assente numa política de boa vizinhança, a EMPROFAC organizou na passada 6ª feira, dia  22 de abril, no pátio da sua sede, situada em Tira Chapéu, uma Campanha de Rastreio, especialmente direcionada aos colaboradores das empresas vizinhas (empresas localizadas na zona industrial de Tira Chapéu).

A ação contou com rastreio/ despiste gratuito de Diabetes, Hipertensão, Ácido Úrico (Grupos risco) e Temperatura corporal. Foram ainda realizados aconselhamento nutricional, exposição de produtos não-medicamentos, experimentação de suplementos, experimentação de dermocosmética e oferta de brindes.

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Saúde (7/abr) e o Dia Nacional de Prevenção e Segurança do Trabalho (28/abr), esta ação contou com forte adesão das empresas vizinhas, tendo sido atendidos mais de uma centena de colaboradores de empresas como Inpharma, Depósito Central de Medicamentos, Moldart, loja Orca, Iogurel, Sita, King Alumínio, ADS, Imprima, Sitech, entre outras.

Uma ação a repetir ✅



 

EMPROFAC e Associação Colmeia renovam Protocolo de parceria

A EMPROFAC e a Associação Colmeia – Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais assinaram hoje, dia 3 de março, pelas 10h30 na sede da Colmeia na Cidadela (Praia), a renovação do Protocolo de Apoio que visa auxiliar esta associação no cumprimento da sua missão que é atender, responder e melhorar os desafios, direitos e as necessidades de crianças, adolescentes e jovens com deficiência física e ou intelectual e suas famílias. 

No âmbito da sua Responsabilidade Social, desde fevereiro de 2020 a EMPROFAC, Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, S.A. tem vindo a manter com a Associação Colmeia uma relação de parceria, através de um protocolo que prevê um apoio monetário mensal à associação, de forma a auxiliar na concretização do projeto de «Assistência técnica na vertente Habilitação, Reabilitação e Ação Social». Este apoio contribui, por exemplo, para a manutenção de técnicos especializados para dar resposta interna (na associação) e externa (em ambulatório nas localidades e municípios da ilha de Santiago) a várias crianças, adolescentes e jovens com deficiência física e ou intelectual e empoderar as suas famílias, pais e/ou encarregados de educação.

Durante a assinatura deste protocolo, a Presidente da Associação Colmeia mostrou in loco à equipa da EMPROFAC o trabalho que é desenvolvido diariamente pelos técnicos da Colmeia (entre psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, neuropsicólogo etc.), falou dos desafios enfrentados pela associação, e frisou a importância desse apoio da EMPROFAC, estando o funcionamento da Colmeia totalmente dependente da ajuda de seus Parceiros.

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração da EMPROFAC, João Pedro Lima Spencer, que esteve no ato acompanhado das Administradoras Executivas, Evelyze Semedo e Sara Pereira, e ainda de mais quatro colaboradores, mostrou a disponibilidade total da empresa em continuar a honrar com este compromisso, bem como apoiar em ações e atividades específicas, seja com equipamentos, consumíveis e outros materiais utilizados pela associação.

A Associação Colmeia – Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais é uma organização não governamental que desde a sua criação, em 2014, tem feito um trabalho notável na promoção e criação de condições de integração e engajamento de crianças e jovens com necessidades especiais e suas famílias no seio da sociedade cabo-verdiana.

A Colmeia já recebeu, até então, várias formas de reconhecimento tanto a nível nacional como internacional, incluindo a condecoração da Segunda Classe da Medalha de Mérito pelo Presidente da República de Cabo Verde, Prémio Nacional dos Direitos Humanos em 2019 e o título de Menção Honrosa da Presidente da associação, Isabel Moniz.

Esta associação serve um público-alvo com necessidades especiais diversificadas, associadas a quadros como Hiperatividade, Défice de atenção, Dificuldades específicas de aprendizagem, Perturbações no desenvolvimento e na linguagem, Deficiência intelectual e do Neurodesenvolvimento (Microcefalia, Síndrome de Down, etc.), crianças e jovens com mobilidade reduzida, paralisia cerebral, Multideficiência, Perturbações do Espetro do Autismo, e etc.

CONCURSO | Estamos a recrutar!

ANÚNCIO DE CONCURSO

A emprofac pretende recrutar, para a sua Sede na Praia - lha de Santiago, mediante contrato a termo, Dois (2) Técnicos Farmacêuticos, conforme documentação em anexo.

 

O momento exige mais de todos nós, mas juntos somos muito mais!

Lançamos no passado dia 10 de dezembro, a nossa campanha de Natal, cujo lema é "O momento exige muito de todos nós, mas juntos somos muito mais."

Foi pensado no sentido de se adequar ao momento difícil que vivemos, devido a vários fatores externos e internos, o que exige mais de nós, dos nossos clientes e dos nossos parceiros, ao mesmo tempo que queremos prezar pela União, Força, Proximidade, reforçando o nosso novo posicionamento: “Muito mais que medicamentos”.

 

Veja o lançamento da campanha da nossa página do facebook:
 
 
"Dezembro será sempre especial pois desperta o melhor de todos nós, independente das adversidades que possamos ter passado durante o ano.
O ano pode ter sido diferente, mas o espírito de Natal deve e tem de ser igual ao que conhecemos.
Entendemos isso bem, pois os tempos que vivemos provaram ser de resiliência e de superação, mas que serviram para trazer ao de cima, o nosso melhor, que não são apenas os medicamentos. Estes, naturalmente salvam vidas, mas queremos demonstrar que a promoção do bem-estar e qualidade de vida familiar, são igualmente importantes para a nossa saúde mental e física.
Somos mais que medicamentos, pois, em todos os momentos que vivemos intensamente durante o ano, colocamos no centro, o mais importante: as pessoas. Os momentos bons, e os menos bons, quando passados junto consigo foram certamente inesquecíveis, e isso no futuro continuará a ser o nosso maior compromisso.
Por tudo isso, reforçamos que a Emprofac sempre se fez presente, desde o início da sua vasta história até à data de hoje, e num ano de adversidades, fica o nosso compromisso de que continuaremos ainda mais firmes ao seu lado, especialmente nesta quadra natalícia, pois o momento exige mais de todos nós, mas juntos somos muito mais!

EMPROFAC faz balanço positivo da FIC 2021

Há quase três semanas após o término da XXIV edição da FIC 2021, a EMPROFAC continua a recordar os melhores momentos daquela que foi a sua 1ª participação na Feira Internacional de Cabo Verde.

A Administração da empresa faz um balanço extremamente positivo da presença da EMPROFAC na FIC e agradece a todos os parceiros que direta ou indiretamente contribuiram para tornar a sua participação memorável!

Foram 4 dias intensos de muita dinâmica, engajamento, onde o staff da empresa proporcionou aos visitantes atendimento em matéria de saúde, aconselhamento sobre produtos e marcas, experimentação de suplementos e dermocosmética, sorteio de produtos, oferta de vários brindes e etc.

O stand da EMPROFAC recebeu a visita de várias figuras políticas cabo-verdianas, de vários clientes da empresa, bem como de vários profissionais de saúde que quiseram conhecer a vasta oferta da EMPROFAC.

 

Confira o sucesso nos videos em baixo:

Balanço do PCA da EMPROFAC sobre a FIC

Video Melhores Momentos FIC

 

Caminhada Solidária Element Neo

Inserido no Dia Mundial da Diabetes, a EMPROFAC e a QUILABAN, com o apoio da Cruz Vermelha de Cabo Verde e do grupo Caminheiros Sem Fronteiras convidam-lhe a participar na Caminhada Solidária Element Neo, promovida pela marca das tiras e aparelhos de medição de glicemia.

Esta caminhada conjuga o incentivo à prática de exercício físico e a consciencialização das pessoas sobre a importância da prevenção da Diabetes.

Dia: 14 de novembro (Domingo)

Inscrições até ao dia 11/11/2021 (por razões sanitárias as vagas são limitadas).

Percurso: Câmara Municipal de S. Domingos → Caiada → Monte → Água de Gato → Rema-Rema → Alto Gudin → Eco Centro



Conheça as condições de participação em: https://emprofac.cv/sites/default/files/caminhada_solidaria_element_neo.pdf

 

Video Caminhada Solidária Element Neo

AGENDA DE TRABALHOS| Auditoria Interna

Decorreu no dia 25 de outubro, na Sede da EMPROFAC, a sessão de abertura da Auditoria Interna para avaliar o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa.
As Auditorias Internas constituem uma oportunidade para a identificação de melhorias no modo de realização das tarefas e nos procedimentos aprovados e em vigor e, normalmente antecedem as Auditorias Externas.
Recorda-se que a EMPROFAC obteve em maio de 2020 a sua certificação na norma ISO 9001:2015.
Esta Auditoria Interna que decorrerá entre os dias 25 e 26 na Praia e 27 e 28 na Direção Regional de Barlavento da EMPROFAC, no Mindelo, tem como principal objetivo avaliar a capacidade e eficácia do sistema de gestão da organização em assegurar a melhoria contínua e o cumprimento de todos os requisitos da norma de referência, de modo a melhorar o desempenho global da organização.

COMUNICADO

Mercado nacional abastecido de medicamentos usados para o tratamento da conjuntivite. 

 

A EMPROFAC– Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, S.A.R.L., com sede na Cidade da Praia, em decorrência do surto da conjuntivite que tem registado em Cabo Verde, com especial foco na cidade da Praia, ciente da situação relatada, comunica que o mercado nacional se encontra abastecido de medicamentos usados para o tratamento da conjuntivite. 

Destaca-se da lista dos medicamentos:

  • Dexametasona+Gentamicina (1+3mg/ml) Colírio – DEXAMYTREX;
  • Dexametasona+Gentamicina (0.3+3mg/g)3g Pomada oftálmica -DEXAMYTREX;
  • Gentamicina 3mg/ml 5ml Colírio - GENTOCIL;
  • Gentamicina 3mg/g 3.5g, Pomada oftálmica - GENTOCIL;
  • Cloreto de Sódio (soro fisiológico);
  • Hidroxicelulose 2,5mg/ml Solução oftálmica - HIDROCIL FILAC;
  • Cloranfenicol 8mg/ml (0.8%) 5ml Colírio CLOROCIL;
  • Cloranfenicol 10mg/g 5g Pomada oftálmica CLOROCIL.

TodoS disponíveis em Cabo Verde.

Ademais, a EMPROFAC realça, ainda, que todas as medidas para o reforço do mercado nacional já foram tomadas de forma a garantir o abastecimento contínuo do mercado.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, ou seja, a parte superficial dos olhos, decorrente do contato com vírus, bactérias ou, também, de alguma alergia. Os primeiros sintomas e sinais são a vermelhidão na parte branca dos olhos, a comichão, sensibilidade à luz, inchaço das pálpebras, lacrimejamento e coceira.

Trata-se de uma doença propícia desta época de chuva, sujeita a disseminação, pelo que a EMPROFAC apela a cuidados de higiene, como o lavar as mãos com frequência ou desinfetá-las com álcool 70%, evitar mexer nos olhos e aglomerações, sem necessidade de isolamento.

EMPROFAC recebe visita do Grupo Sousa

A EMPROFAC recebeu ontem a visita da equipa do Grupo Sousa (transitário português), composta por Antonio Dias – CEO do Grupo, Antonio Ferreira, Diretor da Delegação da Marmod no Porto (Portugal) e Paulo Sequeira, Diretor Geral.

Nesta visita de rotina que fazem anualmente, a equipa esteve reunida com o novo Conselho de Administração da EMPROFAC e com Miguel Silva, Diretor de Compras e Logística da EMPROFAC.

Foi feito um balanço das dificuldades que a empresa vem enfrentando, principalmente com limitações nos transportes aéreos, mais concretamente nas ligações com a Europa, bem como das dificuldades sentidas no processo de levantamento das encomendas.

Foi lhes transmitido que para o ano de 2022, a EMPROFAC pretende lançar um concurso para a contratação de um transitário para prestação de serviços de transporte de cargas. Concurso esse enquadrado nos preceitos do Código de Contratação Pública, cumprindo igualmente com todos os requisitos técnicos de armazenamento e transporte de medicamentos e outros produtos farmacêuticos, como o controlo de temperatura, humidade, etc.

 

FORMAÇÃO | MiniCurso em Segurança e Saúde Ocupacional em tempos de Covid-19

Quatro colaboradores da EMPROFAC que formam o Gabinete de Gestão de Crise, criado em meados de 2020 após o surgimento do novo corona vírus, participaram num MiniCurso em Segurança Ocupacional em tempos de Covid-19, ministrado por João de Carvalho, Presidente do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO).

O objetivo deste minicurso é reciclar e promover o desenvolvimento dos conhecimentos necessários sobre a segurança, higiene e saúde ocupacional em tempo de Covid -19, suportada em atitudes pró-ativas e com carácter preventiva, tendo em vista uma efetiva melhoria na identificação e eliminação dos riscos profissionais, suscetíveis de provocarem acidentes, doenças do trabalho ou perdas patrimoniais.

Esta ação de capacitação que decorreu através da plataforma digital Google Meet nos dias 24, 25 e 26 de agosto, teve uma duração de 10horas, e, foi especialmente pensada e direcionada aos quadros da administração pública, empresas públicas e privadas, aos operacionais e chefias intermédias.

Segundo informação partilhada pelo ISSO, os dados estatísticos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmam que cerca de 270 milhões de trabalhadores são afetados por lesões graves, não mortais e 160 milhões de trabalhadores sofrem de doenças de curta ou de longa duração em virtudes de fatores relacionados com a vida laboral.

Em Cabo Verde, o sector laboral vem vitimando os seus trabalhadores pelo que urge o envolvimento de todos no processo de tomada de consciência pela necessidade de se promover cada vez mais, uma cultura de prevenção e segurança do trabalho, visando a eliminação dos acidentes e ou doenças do trabalho.

O Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO) identifica-se e posiciona-se como o parceiro estratégico nesta caminhada para promoção da cultura de prevenção e segurança no trabalho, com foco na proteção patrimonial e no aumento da produtividade.

Esta formação enquadra-se no Plano de Formação da empresa para 2021. Vários outros colaboradores da EMPROFAC, sobretudo aqueles afetos à área de logística, já tiveram formações em Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho em anos anteriores.

 

Estatística:

  • Cabo Verde registou em 2019, 238 acidentes de trabalho, dos quais 5 fatais. Comparativamente a 2018, são menos 157 acidentes e menos uma morte.
  • A maioria dos casos aconteceu nos sectores da indústria, construção civil e serviços.
  • Dos casos fatais, 50% ocorreram por queda em altura, 80% no setor da Construção Civil e 60% ocorreram na ilha de Santiago e 40% em S. Vicente. 

Fonte: Inspeção Geral do Trabalho (IGT),