Seta Notícias

Feliz Natal e um ano novinho em folha por favor!

QUE ANO…!

Este é, provavelmente, o sentimento partilhado por todos em relação ao ano 2020, que está prestes a acabar (graças a Deus!).

Um ano de desafios, de muitas incertezas e de luta contra um inimigo comum! O Covid-19 fez estremecer todos os habitantes do planeta, de Norte a Sul e de Este a Oeste. O mundo não via algo assim provavelmente, desde a II Guerra Mundial!

Para além dos efeitos nefastos da doença em si, a pandemia provocada pelo novo Corona Vírus trouxe um manto de prejuízos financeiros a uma escala global, fez aumentar o desemprego, desestabilizou negócios, empresas e famílias, arrasou por completo o setor do turismo e da aviação, agravou os efeitos de doenças mentais, fez aumentar a taxa de violência doméstica e a lista continua…

A pandemia obrigou-nos a reinventarmos e adaptarmo-nos a um “novo normal”. Entre usar máscaras e álcool gel, ficar mais em casa, evitar convívios e aglomerações, etc., muitas regras e limitações nos foram impostas, e infelizmente, é essa a realidade que continuamos a encarar. Mas fomos nos adaptando. Porquê? Porque somos resilientes.

É Natal! Não queremos trazer pensamentos e sentimentos negativos, nem tão pouco estar a repetir aquilo que passámos os últimos meses a ouvir. O ano já foi suficientemente caótico e “carregado”, por isso, queremos (tentar) inverter esse clima triste, (tentar) tornar as coisas mais leves e mais alegres, pelo menos nesta época.

É nesse espírito que lançamos a nossa Campanha de Natal. Uma campanha inusitada para uma empresa como a Emprofac, que sempre apostou em comunicações mais contidas e formais. Mas, neste ano de mudanças, desejamos fazer diferente. Apostamos numa campanha mais humana, num tom alegre, arrojado e com uma pitada de humor para desanuviar.  

A campanha irá lançar diariamente frases ou sentimentos que poderão ocorrer a qualquer um de nós, respondendo à pergunta “Quem é você neste Natal?”. É aquele que acha que “É o fim do mundo!” ou é aquele que acha que Vai ficar tudo bem!”? Essas são algumas das frases que farão parte da campanha.

O certo é que queremos transmitir ao público que estamos todos assim, com esta mistura de sentimentos entre nostalgia, que normalmente nos invade a alma nesta altura do ano, e um sentimento de culpa e de pesar, questionando se de facto deveríamos estar a comemorar e a celebrar, sabendo que há ainda várias restrições vigentes. O certo é que queremos que o nosso público se reveja nesta campanha.

E a resposta que queremos dar a essas dúvidas é: devemos sim comemorar! Se há coisa que aprendemos este ano é que a vida é demasiado curta e incerta para não darmos importância às pequenas alegrias. Mas, não poderemos esquecer que a luta contra o Covid-19 ainda não terminou. E por esta razão é preciso que todos tenham o entendimento que devemos celebrar sim o Natal, mas de uma forma consciente e sem pôr em risco as outras pessoas. E é por isso que a campanha converge na frase: “Neste Natal, não importa quem seja, desde que celebre com muita prudência!

Também queremos transmitir esperança e mostrar que estamos todos desejosos para que dias melhores venham. Para já, ficaremos felizes com um ano novinho em folha por favor!

A campanha será integrada e partilhada em vários meios como o Facebook, Instagram e website da empresa.

Siga-nos no Facebook e no Instagram para não perder nada.

 

Facebook: https://www.facebook.com/emprofac

Instagram: emprofac_cabo_verde

 

EMPROFAC comemora 41 anos

Na passagem de mais um aniversário, a EMPROFAC agradece a todos os seus Clientes, Fornecedores, Parceiros, à População no geral e a todos que fazem parte da sua história pela confiança depositada ao longo de todos estes anos.

Mesmo limitados pelo Covid-19,  a empresa não quiz deixar passar esta data em branco, tendo reunido os seus colaboradores para uma breve oração de agradecimento e breves palavras de reconhecimento proferidas pelo seu Presidente do Conselho de Administração durante a manhã de hoje. De recordar que neste contexto de pandemia, a empresa e seus colaboradores não têm tido mãos a medir para responder às demandas crescentes do mercado em termos de abastecimento de produtos para fazer face ao Covid-19.

A todos que contribuíram para que a empresa seja hoje uma referência incontornável do panorama empresarial cabo-verdiano e a todos que diariamente contribuem para a saúde dos cabo-verdianos, o nosso Muito Obrigado!

Um bem-haja a todos!

EMPROFAC é Certificação na norma ISO 9001:2015

Prezados Parceiros,

É com imenso orgulho que a EMPROFAC, Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, S.A.R.L., vem pelo presente informar aos seus clientes, acionista, colaboradores, autoridades, órgãos de comunicação social e público em geral que a empresa recebeu, no dia 13 de maio a sua certificação na ISO 9001:2015.

Lê-se no Certificado que:

«A APCER emitiu um certificado reconhecido pela IQNet de que a organização EMPROFAC, Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, S.A.R.L., implementou e mantém um Sistema de Gestão da Qualidade para o seguinte escopo: Importação, comercialização, armazenamento e distribuição de medicamentos, produtos farmacêuticos e outros que atendam aos requisitos da seguinte norma ISO 9001:2015».

A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.

A ISO 9001 adota uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action) de melhoria contínua que significa planejar, fazer, conferir e agir, integra o pensamento baseado em risco e padronização, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade.

A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados.

O objetivo da norma, é trazer confiança ao cliente de que os produtos e serviços da empresa serão concebidos e entregues de forma consistente, a fim de garantir a qualidade que foi proposta pela empresa.

Há já algum tempo que a EMPROFAC visava a sua certificação, tendo sido esse um dos principais objetivos estratégicos da empresa, exigindo muito esforço e empenho por parte de todos os seus gestores e colaboradores.

Esta Certificação, com validade de três anos, vem aumentar ainda mais a responsabilidade da empresa, que terá de cumprir com os seus processos por forma a obedecer cabalmente às exigências da Certificação.

 

Certificação na norma ISO 9001:2015:

20.CEP.5731 - EMPROFAC Empresa Nac. Produtos Farmacêuticos - iqnet

20.CEP.5731 - EMPROFAC Empresa Nac. Produtos Farmacêuticos

 

Primeiro Ministro de Cabo Verde visita EMPROFAC

A EMPROFAC recebeu no dia 30 de março a visita do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que esteve acompanhado pelo Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo Nascimento do Rosário, e pelo Diretor do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos (GAF), Bruno Santos.

A visita serviu para verificar in loco o sistema de abastecimento de medicamentos ao país e comprovar os níveis de stock existentes em relação aos medicamentos mais solicitados nesta altura, em que o país e o mundo enfrentam a ameaça da doença causada pelo Corona Vírus, aos EPI(equipamentos de proteção individual) e também no que diz respeito ao álcool gel. Recorda-se que o álcool gel que está a ser disponibilizado ao país neste momento resulta de uma parceria entre a EMPROFAC e a INPHARMA.

Primeiro Ministro de Cabo Verde vista EMPROFAC

A EMPROFAC recebeu no dia 30 de março a visita do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que esteve acompanhado pelo Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo Nascimento do Rosário, e pelo Diretor do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos (GAF), Bruno Santos.

A visita serviu para verificar in loco o sistema de abastecimento de medicamentos ao país e comprovar os níveis de stock existentes em relação aos medicamentos mais solicitados nesta altura, em que o país e o mundo enfrentam a ameaça da doença causada pelo Corona Vírus, aos EPI(equipamentos de proteção individual) e também no que diz respeito ao álcool gel. Recorda-se que o álcool gel que está a ser disponibilizado ao país neste momento resulta de uma parceria entre a EMPROFAC e a INPHARMA.

#FIQUEEMCASA

Neste momento de muita ansiedade, recomenda-se sobretudo: 1. Isolamento social; 2. Reforçar na higienização em geral, das mãos, da sua casa, do seu estabelecimento e das superfícies sujeitas a toque frequente (balcões de atendimento, telefones, maçanetas, torneiras, interruptores, autoclismos, corrimãos, etc.); 3. Evitar contatos físicos e as formas habituais de saudações: aperto de mãos, beijos e abraços; 4. Respeitar a distância recomendada de 1,5m entre si e os outros; 5. Evitar levar as mãos ao rosto, em especial aos olhos, nariz e boca; 6. Combater a ansiedade e o descontrolo emocional; 7. Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (use o cotovelo ou lenços de papel que deve deitar imediatamente num caixote de lixo com tampa após utilização); 8. Privilegiar o pagamento com cartão Vinti4 em vez de dinheiro; 9. Proteger os grupos mais vulneráveis: pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas e crianças; 10. Estar atento à sintomatologia do COVID-19 (febre, tosse ou dificuldade respiratória, etc.) no próprio ou nos seus conviventes. Se apresentar estes sintomas, por favor ligue para a LINHA VERDE: 800 11 12; 11. E o mais importante: #fiqueemcasa

Comunicado: Medidas de Contingência da EMPROFAC

 

O novo cenário perante a pandemia COVID-19 obriga-nos a todos a seguir as orientações dos organismos de saúde e o Plano de Contingência Nacional aprovado pelo Governo de Cabo Verde.

De forma a prevenir e reduzir os riscos de contágio pelo COVID- 19, que representa uma ameaça crescente ao país, a EMPROFAC, de forma a poder continuar a cumprir com a sua missão, adotou medidas específicas, procurando sempre manter a eficácia e eficiência dos seus serviços. 

O conjunto de medidas preventivas adotado está totalmente alinhado com as orientações emanadas pelas autoridades competentes e reúne diretrizes no sentido de minimizar os efeitos da propagação da doença junto dos Colaboradores e Clientes, assim como na limitação do impacto negativo sobre a sociedade:

 

  1. Tendo em conta a conjuntura internacional, estão sendo desenvolvidos esforços conjuntos com outras instituições ligadas à saúde e com o próprio Governo de Cabo Verde para o reforço no stock de produtos essenciais para combate e prevenção: material de proteção (máscaras, luvas), álcool gel, medicamentos e suplementos.

 

  1. Reforço na limpeza e desinfeção dos espaços, áreas e superfícies de risco como: receção da empresa, balcões de atendimento, viaturas de transporte, caixas e equipamentos de entrega com desinfetantes e soluções à base de álcool.

 

  1. Disponibilização de álcool-gel em vários pontos da empresa para uso dos Colaboradores e Visitantes.

 

  1. Sensibilização dos Colaboradores para adoção de práticas recomendadas para a prevenção da infeção pelo COVID-19, incluindo a afixação e disponibilização de material informativo sobre a prevenção e combate, comunicação interna permanente, informação e promoção de saúde e disponibilização de um kit composto por álcool-gel, máscaras, entre outros produtos de prevenção.

 

 

A EMPROFAC permanecerá aberta e a funcionar no horário habitual. Contudo, para a proteção dos Colaboradores e Clientes, serão implementadas medidas adicionais:

 

  • Imposição de um limite máximo de Visitantes em simultâneo na área de receção da empresa.

Os demais Visitantes são aconselhados a aguardar pacientemente a sua vez na parte exterior, mantendo uma distância mínima de segurança entre si (1,5 mts);

 

  • Limitação da circulação de pessoas estranhas na empresa, com destaque à limitação da entrada de pessoas nos Armazéns da empresa, devendo, os Clientes que vem fazer levantamento das suas encomendas, receber a sua encomenda na área exterior ao Armazém;

 

  • Adoção de restrições adicionais, tais como o trabalho remoto, teletrabalho e rotatividade das equipas de algumas áreas da empresa para diminuir o n.º de pessoas a circular nas instalações da empresa.

 

 

 

Aproveitamos para chamar a atenção para algumas BOAS PRÁTICAS a adotar pelos nossos Clientes, recomendando o seguinte:

 

  1. Privilegie o contato telefónico ou através de email com os nossos operadores da área comercial;

 

  1. Privilegie as transferências bancárias na liquidação de faturas e envio dos comprovativos via email;

 

  1. Caso tenha de fazer o pagamento presencial, evite o manuseamento de dinheiro e prefira os pagamentos com cartão, seguindo as orientações dadas pelo(a) nosso (a) Tesoureiro (a);

 

  1. Recorra às instalações da EMPROFAC em caso de absoluta necessidade, em especial se está inserido num grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistema imunitário enfraquecido);

 

  1. Colabore com a medida de limitar o número de pessoas dentro das nossas instalações, e nas orientações dadas para o levantamento das encomendas nos nossos Armazéns;

 

 

 

  1. Agradecemos especial colaboração das Farmácias no sentido de:

 

 

  • Cumprimento dos horários para submissão de suas encomendas, lembrando que, quanto mais cedo for submetida a encomenda, melhor conseguiremos cumprir com os horários estipulados;

 

  • Tendo em conta o cenário atual, a EMPROFAC apela à necessidade de as Farmácias reforçarem o stock dos produtos com maior rotatividade, garantindo assim um stock de segurança;

 

  • De igual forma, a EMPROFAC recomenda aos seus Clientes a fazerem a organização dos seus pedidos, evitando ao máximo o envio de várias encomendas durante o dia, sob o risco de pôr em causa o cumprimento dos horários de entrega, com prejuízo para outros Clientes;

 

  • Criação de condições para receber as encomendas à porta do estabelecimento, protegendo assim os nossos Colaboradores afetos à área de entregas;

 

 

 

Estas medidas de prevenção devem ser aplicadas e assimiladas com o espírito de prudência e responsabilidade que a todos se exige neste momento.

 

Juntos conseguiremos combater a propagação do vírus e ultrapassar esta ameaça, protegendo os nossos Colaboradores, Clientes, Parceiros e respetivas famílias.

 

     

      Aceda ao documento em formato PDF

 

 

 

EMPROFAC e CENORF assinam Protocolo de Cooperação

A EMPROFAC e o CENORF, Centro Nacional Ortopédico e de Reeducação Funcional, assinaram hoje um Protocolo que visa apoiar o processo de produção e manutenção de próteses, ortótese e fisioterapia aos pacientes submetidos ao tratamento ortoprotésico. 

Com base no interesse recíproco dessas duas instituições para desenvolver ações que contribuam para a melhoria de assistência a pessoas com deficiência, as partes celebraram entre si este Acordo de Parceria no valor de 240.000 ECV (duzentos e quarenta mil escudos) em materiais necessários para o atendimento a utentes.

Este Protocolo tem a validade de um ano e foi assinado no âmbito da Responsabilidade Social da EMPROFAC que tem vindo a amparar vários projetos que promovam a inclusão social e a melhoria nas condições de saúde da população cabo-verdiana.

O CENORF tem por atribuição fundamental a prestação de serviços especializados em matéria de ortopedia e de reabilitação designadamente produção de aparelhos ortopédicos (próteses, ortóteses), reabilitação física e fisioterapia.

Após a assinatura do Protocolo, a equipa da EMPROFAC pôde visitar as instalações do Centro e conhecer de perto o trabalho que tem vindo a mudar a vida de muitas pessoas.

Veja as fotos deste ato em: https://www.facebook.com/emprofac/photos/pcb.2588022728118638/2588019018119009/?type=3&theater

Farmácias de Santo Antão passam a receber medicamentos em viatura climatizada

A partir da Direção Regional de Barlavento da EMPROFAC (Mindelo), de onde partem as encomendas para as ilhas de Santo Antão, São Nicolau e Sal, foi realizado hoje, dia 11 de março, a título experimental, o primeiro abastecimento às duas farmácias da ilha de Santo Antão em viatura própria com sistema de climatização.

Recorda-se que a EMPROFAC recentemente concluiu a renovação da sua frota que passou a dispor de viaturas com controlo de temperatura para a distribuição de medicamentos e outros produtos farmacêuticos às farmácias e hospitais, de forma a garantir o correto acondicionamento e transporte, conforme obriga as normas internacionais de Boas Práticas de Distribuição e Transporte de Medicamentos.

Depois das Farmácias da Praia, interior de Santiago e Mindelo, a partir desse momento, as Farmácias de Santo Antão passam a estar contempladas com entregas em viatura climatizada (que por sua vez seguirá dentro das embarcações que fazem a ligação marítima entre as ilhas de São Vicente e Santo Antão), garantindo assim a distribuição de medicamentos seguros, eficazes e de qualidade à população da ilha.

A saúde é um dos setores mais importantes do país e por isso, a EMPROFAC tem apostado na qualidade e na inovação, de forma a satisfazer as necessidades dos seus clientes e da população de Cabo Verde.

 

Visita de Estudo

Recebemos hoje a visita de alguns alunos do curso Técnico Auxiliar de Farmácia da M.A.C.V – Escola Técnica de Formação em Saúde e Educação (Polo da Assomada).

A visita teve o objetivo de proporcionar aos formandos melhores e variadas formas de aprendizagem, permitindo-lhes o contacto com o ambiente de trabalho das empresas da área. Os estudantes puderam observar o funcionamento da EMPROFAC, conhecer os seus vários departamentos, suas funções, processos e equipamentos.

Confira as fotos da visita em: https://www.facebook.com/pg/emprofac/photos/?tab=album&album_id=2584832621770982