Seta Notícias

Boletim Saúde e Comunicação - A problemática do abastecimento de medicamentos

Já pode ler a nova edição do boletim Saúde & Comunicação aqui no nosso site. Esta nova edição contém as entrevistas com o Dr. Sérgio Luciano, Diretor Geral da Quilaban, sobre a relação que mantêm com a Emprofac. Entrevistamos também o Dr. Daniel Ferreira, Diretor do Serviço de Psiquiatria da Extensão Trindade do Hospital Agostinho Neto, que falou sobre questões relacionadas à saúde mental. Não perca estas e outras entrevistas.

Aceda à versão online através do: http://emprofac.cv/sites/default/files/boletim_setembro_2019_-_digital.pdf

PCA da Inpharma Dr.Joaquim Coimbra e Diretora Geral Dra. Elisete Mascarenhas Lima visitam a Emprofac em São Vicente

No passado dia 11 de Outubro, sexta feira, o PCA e a Diretora Geral da Inpharma, visitaram as instalações e os colaboradores da Emprofac, bem como o armazém na cidade do Mindelo.

O maior acionista da Inpharma é a Labesfal Cabo Verde com 43,8% da empresa, detidos pelo empresário português Joaquim Coimbra .

A Inpharma conta com a parceria da Emprofac com o aumento da produção e na aposta na internacionalização, nomeadamente para os mercados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em particular para a Guiné e São Tomé Príncipe.

 

 

Conselhos de Administração da ERIS e Emprofac realizam sessão de trabalho

Os elementos do Conselho de Administração da ERIS – Entidade Reguladora Independente da Saúde – realizaram hoje, 2 de outubro, um encontro de trabalho com o Conselho de Administração da Emprofac. Durante o encontro estiveram em cima da mesa vários assuntos de interesse para ambas as instituições e para a saúde pública em geral, nomeadamente o reforço da cooperação institucional entre a ERIS e a Emprofac, a questão dos preços dos medicamentos, a codificação dos medicamentos, questões relacionadas com os AIM´s, a validação dos folhetos informativos e a gestão das indisponibilidades dos medicamentos. A delegação da ERIS foi chefiada pelo seu PCA Dr. Eduardo Tavares e era constituída ainda pelas Administradoras Executivas Dra. Iris Vasconcelos e Dra. Patricia Alfama. No final ficou o compromisso de uma maior aproximação entre as instituições e a abertura de um canal directo de comunicação.

EMPROFAC REALIZA FORMAÇÃO SOBRE PRODUTOS EDOL

A Emprofac realizou, dia 30 de setembro, nas suas instalações, uma formação em Dermocosmética e otorrinolaringologia, para os profissionais da área de saúde, nomeadamente os farmacêuticos e os técnicos auxiliares de farmácia, ministrada pelos parceiros da EDOL, Dra. Margarida Luiz e pelo Dr. Luis Santos.

 

O laboratório EDOL- Produtos farmacêuticos, S.A., é uma companhia farmacêutica portuguesa líder de mercado na área de Oftalmologia, bem conceituada na Dermatologia e que inicia com sucesso sua atuação na área de Otorrinolaringologia

 

Esta formação teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre os produtos dermocosméticos produzidos pela EDOL e também apresentar os novos produtos da área de Otorrinolaringologia que a EDOL e a Emprofac introduziram no mercado cabo-verdiano.

 

Durante a sessão apresentaram-se produtos dermocosméticos que estão no mercado, especificamente a gama dos produtos ATL. A sua importância, os seus componentes, e a sua utilidade foram alguns dos tópicos retratados nesta formação com direito a testes, por parte dos participantes, para conhecerem melhor a textura e as particularidades dos produtos. E apresentaram-se os produtos  Rezimar, Rezitop, Bloxinus, Bloxang, Bloxoto, Eko e Ottoflox, que suprirão algumas necessidades do mercado na área de otorinolaringologia.

Emprofac encontra-se em fase de implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade, segundo a Norma ISO 9001

Estimado Parceiro,

 

É com muito orgulho que a Emprofac anuncia que se encontra em fase de implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade, segundo a Norma ISO 9001, que nos orienta para uma actuação responsável com elevados padrões de qualidade, sempre com o foco na satisfação dos nossos clientes e parceiros.

 

Este é o resultado do envolvimento e profissionalismo de todos os colaboradores em prol de melhores práticas de Gestão da Qualidade.

No sentido de reforçar a parceria com a Emprofac, queremos sensibilizá-lo para a continuação da adopção de boas práticas, mantendo o rigor e qualidade dos serviços prestados.

Permita-nos partilhar consigo a nossa Política de Qualidade.

Consulte aqui a nossa Política de Qualidade: Política de Qualidade 

 

Contamos com o seu apoio para atingirmos os objectivos propostos.

 

 

 

Dear Stakeholders,

 

It is with great pride that Emprofac hereby announces the implementation of ISO 9001 Standards to our corporate practices.

Being the reputable Quality System that it is, ISO 9001 will allow Emprofac to further develop and improve its quality standards while enhancing its performance, having as its core focus our stakeholder’s satisfaction.

 

This step towards improved Quality-Management practices is a direct result of the involvement and professionalism of all those who collaborate with us. Our aim is to raise awareness amongst our stakeholders of the good practices being further adopted, as well as a quality increase in the services offered to our clients.

Please allow us to share with you our Quality Policy.

Read here our Quality Policy: Quality Policy 

  

Emprofac counts on your support to achieve such goals.

 

Ação de promoção de produtos ATL

Seguem as informações de convite aos parceiros da Emprofac para aderirem às ações de promoção de produtos ATL nos dias e horários infra citados:

 

Programação de ação dinamização das vendas nas farmácias

 

Estrutura

Localização

Data/Hora

Farmácia Santo António

Largo Europa, Achada Stº António, Praia

01/10/2019, 14h00 às 17h00

Farmácia Santa Isabel

Largo Europa, Achada Stº António, Praia

01/10/2019, 14h00 às 17h00

Farmácia H. Camacho

Zona Cutelo, Santa Catarina

02/10/2019, 11h00 às 13h00

Farmácia 2000

Achadinha Baixo, Praia

02/10/2019, 15h00 às 18h00

Farmácia Africana

Av. Amilcar Cabral, Plateau, Praia

02/10/2019, 15h00 às 18h00

 

Emprofac promove ação de formação e sessão clínica sobre “Saúde da Mulher – da preconcepção ao parto”

A Emprofac – Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, promoveu esta terça-feira, 24 de setembro, uma ação de formação sobre o tema “Saúde da Mulher – da Preconceção ao parto”, para os profissionais da área de saúde, nomeadamente os farmacêuticos e os técnicos auxiliares de farmácia, que foi ministrada pela Dra. Joana Palmela e pela Dra. Lidia Carvalho na sede da EMPROFAC e uma Sessão Clínica dirigida aos médicos sobre o mesmo tema no Hotel Vip Praia.

Estas ações de formação teve como objetivo partilhar conhecimentos com os profissionais da saúde sobre o reforço de alguns suplementos, tais como ferro e ácido Fólico, da preconceção ao parto auxiliando na diminuição do índice da anemia durante a gravidez, problemas relacionados a carência de ácido fólico e mal formações no feto, assim como o a apresentação do portefólio de produtos produzidos pela Bial especificamente Folicil, Folifer, Migretil,  Neufil, Epsicaprom, Uriprim, Uroflox, Reumon, Acarilbial, Diacol e Yodafor

 

A formação, dirigida aos farmacêuticos e médicos cabo-verdianos, contou com a parceria Internacional da BIAL - empresa farmacêutica portuguesa – que procura encontrar, desenvolver e fornecer soluções terapêuticas nas áreas da Saúde, no desenvolvimento científico e na inovação, dispondo de medicamentos seguros e de qualidade, cuja disponibilização ao mercado cabo-verdiano é assegurada pela EMPROFAC, há muitos anos.

 

Importa dizer que coube a Dra. Joana Palmela fazer a sessão de apresentação, sessão essa a que se seguiram diálogos entre os participantes do evento.

1º Encontro com as clínicas privadas de Barlavento

O 1º Encontro com as clínicas privadas de Barlavento, aconteceu no passado dia 20 de Setembro, nas instalações da Emprofac Mindelo, visando  a auscultação e a recolha de subsídios junto deste importante segmento de clientes da empresa.

As clínicas, das mais diversas especialidades, ganharam uma expressiva dimensão que importa conhecer, quer atraves da constituição de uma base de dados, quer para o conhecimento das necessidades particulares das diferentes especialidades.

O objetivo da Emprofac é o de ampliar o portfolio procurando atender as suas necessidades e, no imediato, dar acesso ao website que lhes permitirá aceder, conhecer e explorar as mais diversas gamas de produtos atualmente disponíveis, para além do compromisso de organizar visitas guiada aos seus armazens.

Emprofac busca parcerias em Dakar e Casablanca

A EMPROFAC, através do PCA, Gil Évora e o Diretor Comercial e Gestão de Clientes, Esmeraldo Gomes, esteve presente em Dakar para uma visita ao Grupo Ubipharma e á Laborex Senegal e em Casablanca para uma visita á Cooper Pharma e Laprophan respetivamente, nos dias 16 a 20 de setembro. 

Em Dakar estabelecemos as bases para o início de uma cooperação comercial frutífera com a Laborex Senegal. Pertencente ao Grupo Europharma a Laborex Senegal é o maior distribuidor de medicamentos no Senegal detendo perto de 45% do mercado senegalês e abastece mais de 700 farmácias só na região de Dakar. A Laborex está presente em 53 países sendo mais de 20 em África e tem um portfólio de mais de 7000 produtos entre medicamentos e não-medicamentos.

Ainda em Dakar encontramo-nos também com o Grupo Ubipharma, detentores de 30% do mercado grossista do Senegal e abastecedora de uma vasta rede de farmácias em todo o território senegalês!

Em Casablanca negociamos com os dois líderes do mercado: Laprophan e Cooper Pharma.

A Cooper Pharma é considerada o segundo maior laboratório farmacêutico em termos de volume em Marrocos. Tem as suas atividades divididas por 3 áreas distintas: produção, distribuição e exportação de especialidades farmacêuticas. Na área industrial, que representa 60% do seu volume de vendas, os seus polos principais são: fabrico de produtos sob licença, OTC´s, produtos hospitalares, saúde pública, gamas genéricas e exportação.

Os Laboratórios Laprophan são detentores do fabrico de mais de 450 produtos, um volume anual de negócios de 150 milhões de euros, distribuidores ao sector público e ao sector privado e o primeiro laboratório marroquino a dispor de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Atualmente exportam para vários países africanos e árabes.

A Emprofac agradece todo o apoio prestado pelas nossas representações diplomáticas nesses países. Em Marrocos, ao nosso Cônsul Honorário de Cabo Verde, Mr. Mohamed Hmidouche, incansável e prestativo, em nem Dakar o nosso Embaixador no Senegal, Felino Carvalho, por nos receber e conhecer o desejo de cooperação da Emprofac com empresas senegalesas no domínio farmacêutico.

Com esta visita a a Emprofac busca assim outras soluções de fornecimento de medicamentos, em particular no domínio hospitalar.

Foi assim que em menos de uma semana nos desdobrámos para cuidar de si! 

Iniciaram-se os trabalhos de consultoria tendo em vista a privatização

Teve lugar no dia 12 de setembro, na sala de reuniões da Emprofac a primeira reunião entre a equipa de consultores da Ernst & Young que está a realizar os trabalhos de consultoria tendo em vista a privatização da Emprofac, a UASE e os dirigentes da empresa. Esta foi uma reunião de contextualização de “kick off” dos trabalhos com os “stakeholders” e teve em vista obter um conhecimento da empresa, do sector, e auscultar as opiniões sobre a matéria.

Recorde-se que no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros 87/2017 de 03 de Agosto que determina a agenda de privatizações, concessões e parcerias publico-privadas,  foram lançados dois concursos com o objetivo de :

i) auxiliar o Governo na avaliação de ativos e potencial de negócios da EMPROFAC

 ii) auxiliar a equipe do Governo na definição do melhor modelo de privatização para a EMPROFAC,

Durante a reunião também foram analisadas as opções considerando suas ações na INPHARMA, e os impactos de cada cenário, considerando as perspetivas de crescimento da indústria interna e externamente, considerando todos os principais aspetos do setor como acessibilidade, qualidade e segurança.