Seta FORMAÇÃO | MiniCurso em Segurança e Saúde Ocupacional em tempos de Covid-19

FORMAÇÃO | MiniCurso em Segurança e Saúde Ocupacional em tempos de Covid-19

Quatro colaboradores da EMPROFAC que formam o Gabinete de Gestão de Crise, criado em meados de 2020 após o surgimento do novo corona vírus, participaram num MiniCurso em Segurança Ocupacional em tempos de Covid-19, ministrado por João de Carvalho, Presidente do Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO).

O objetivo deste minicurso é reciclar e promover o desenvolvimento dos conhecimentos necessários sobre a segurança, higiene e saúde ocupacional em tempo de Covid -19, suportada em atitudes pró-ativas e com carácter preventiva, tendo em vista uma efetiva melhoria na identificação e eliminação dos riscos profissionais, suscetíveis de provocarem acidentes, doenças do trabalho ou perdas patrimoniais.

Esta ação de capacitação que decorreu através da plataforma digital Google Meet nos dias 24, 25 e 26 de agosto, teve uma duração de 10horas, e, foi especialmente pensada e direcionada aos quadros da administração pública, empresas públicas e privadas, aos operacionais e chefias intermédias.

Segundo informação partilhada pelo ISSO, os dados estatísticos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmam que cerca de 270 milhões de trabalhadores são afetados por lesões graves, não mortais e 160 milhões de trabalhadores sofrem de doenças de curta ou de longa duração em virtudes de fatores relacionados com a vida laboral.

Em Cabo Verde, o sector laboral vem vitimando os seus trabalhadores pelo que urge o envolvimento de todos no processo de tomada de consciência pela necessidade de se promover cada vez mais, uma cultura de prevenção e segurança do trabalho, visando a eliminação dos acidentes e ou doenças do trabalho.

O Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO) identifica-se e posiciona-se como o parceiro estratégico nesta caminhada para promoção da cultura de prevenção e segurança no trabalho, com foco na proteção patrimonial e no aumento da produtividade.

Esta formação enquadra-se no Plano de Formação da empresa para 2021. Vários outros colaboradores da EMPROFAC, sobretudo aqueles afetos à área de logística, já tiveram formações em Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho em anos anteriores.

 

Estatística:

  • Cabo Verde registou em 2019, 238 acidentes de trabalho, dos quais 5 fatais. Comparativamente a 2018, são menos 157 acidentes e menos uma morte.
  • A maioria dos casos aconteceu nos sectores da indústria, construção civil e serviços.
  • Dos casos fatais, 50% ocorreram por queda em altura, 80% no setor da Construção Civil e 60% ocorreram na ilha de Santiago e 40% em S. Vicente. 

Fonte: Inspeção Geral do Trabalho (IGT),