Seta EMPROFAC e INPHARMA solidários com a Cidade da Beira

EMPROFAC e INPHARMA solidários com a Cidade da Beira

As empresas nacionais de medicamentos EMPROFAC e os Laboratórios INPHARMA decidiram juntar-se e unir esforços para o apoio às vítimas do ciclone Idai que afetou as províncias de Manica e Sofala em Moçambique, e em particular a Cidade da Beira. Segundo os dados da Cruz Vermelha de Moçambique, houve 447 mortos, cerca de 794 mil pessoas estão em situação crítica e cerca de 130.000 pessoas estão nos centros de acolhimento.

Este apoio solidário será feito com diversos tipos de medicamentos de primeira necessidade entre os quais analgésicos, anti-inflamatórios, antibacterianos, anti-histamínicos, etc.

Esta campanha conta também com a participação da empresa portuguesa FHC Farmacêutica que também se solidarizou com as vítimas da Cidade da Beira e aderiu à iniciativa mostrando toda a sua disponibilidade.

Já foi iniciada a recolha dos medicamentos e visa essencialmente intervir numa fase pós-crise, onde iniciar-se-ão os problemas relacionados com as doenças e as intervenções em escolas, hospitais, centros de saúde, etc.

Todos os medicamentos recolhidos serão entregues ao Programa “Beira no Coração” que os fará chegar aos seus destinatários na Cidade da Beira.

Este programa foi uma iniciativa da Primeira-dama de Cabo Verde, Lígia Dias Fonseca, e foi desenvolvido conjuntamente com várias instituições, organizações e personalidades do mundo artístico e empresarial para traçar um plano de intervenção pós-crise.

Como disse e muito bem o escritor Mia Couto, “daqui a pouco Moçambique sai dos media e os problemas persistem, doenças para combater, casas, escolas, hospitais para serem construídos etc. por isso é preciso pensar agora como vamos agir nos pós-crise”.